Polo interno de capacitação e apoio à EAD

 

 

Notícias

Projetos apoiam professores do ensino fundamental e técnico

Discentes do TEDE produzem artefatos para facilitar as aulas

Alunos do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) apresentaram trabalhos que integram todas as subdisciplinas do semestre. Os projetos de design da UC3 são voltados para contextos acadêmicos e foram avaliados pelos professores no sábado (16/07).

Cinco grupos desenvolveram soluções para professores do ensino fundamental e técnico. Os integrantes receberam sugestões para a finalização dos trabalhos e foram arguidos pelos professores do TEDE.

“O Design Educacional tem o desafio de ajudar o professor a projetar e concretizar ações educacionais incorporando inovações tecnológicas e assim, ir além de propostas conteudistas e expositivas, tornando o currículo algo vivo e relevante”, explica a professora Paula Carolei, que acompanhou o desenvolvimento dos projetos.

Encontro presencial UC# - 17-07-22.jpegDiscentes do TEDE produzem artefatos para facilitar as aulas

Alunos do Curso de Tecnologia em Design Educacional apresentam projetos

Mentoria auxilia o desenvolvimento do TCC e promove integração entre os discentes

Professores e alunos do último semestre do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) retomaram os encontros presenciais de mentoria aos sábados (04/06). O objetivo é propor encaminhamentos aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) que serão defendidos em julho.

Cada aluno apresentou o projeto e tirou dúvidas com os professores. Os docentes contribuíram com sugestões e ideias para a melhoria do TCC e questionaram sobre a metodologia e o artefato que está sendo desenvolvido.

De acordo com a coordenadora do TEDE, Gisele Garbe, a mentoria presencial é um momento importante para o compartilhamento de conhecimento e experiências que enriquecem o trabalho final. “Por seu uma atividade de imersão nos projetos de TCC, o encontro possibilita que as recomendações sejam aproveitadas em vários trabalhos”, ressalta a professora.

Além dos oito alunos que apresentaram os projetos, os professores Gisele Garbe, Leandro Yanaze, Luciano Gamez e Denise Ayres participaram da mentoria. Nos dias 22 e 23 de julho, acontecem as bancas de TCCs.
 

mentoria1- 04-06-22.jpegDiscentes recebem orientações de professores para trabalho final

Equipamentos do Laboratório Daniel Sigulem passam por manutenção

As atividades programadas continuam e espaço deve ser otimizado

O Serviço de Tecnologia em Informação iniciou a manutenção dos 28 computadores do Laboratório de Informática Prof. Dr. Daniel Sigulem no dia 17 de maio. O espaço tem sido utilizado para aulas de diversos cursos da Unifesp que necessitam dos equipamentos.

Devido ao longo período da pandemia, os computadores ficaram sem funcionar e precisam de atualização e reparos. A manutenção tem sido realizada em horários vagos para que as aulas continuem normalmente.

De acordo com a coordenadora do Polo de EAD, professora Denise Ayres, a intenção é otimizar a utilização do laboratório com cursos de formação a docentes e técnicos, além de disponibilizar o espaço aos professores que necessitarem.

O local é um espaço financiado, administrado e coordenado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UNIFESP e é destino a promover ações no âmbito da educação a distância na UNIFESP. O professor interessado em utilizar o laboratório deve agendar a data e horário no site: http://agenda.unifesp.br/reitoria/Web/

 

Foto - Técnico do STI iniciou o serviço de manutenção dos equipamentos - 17-05-22.jpgTécnico do STI inicia a manutenção dos equipamentos no laboratório

 

WIDE - Design educacional como prática e diversidade profissional

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Eventos

Curso de atualização discute os impactos da internet na área da saúde

As inscrições são gratuitas e vão até dia 9 de junho

 

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Estão abertas as inscrições para o curso de atualização “Internet e Saúde: Desafios e Tendências”. O curso acontece entre os dias 11 e 15 de julho de forma remota e é organizado pela coordenadora do Polo EAD da Unifesp, professora Denise Ayres; André Pereira Neto da Fiocruz e Matthew Flynn, Universidade de Georgetown.

O curso tem carga horária de 40 horas e vai debater o conteúdo do livro "Internet e Saúde no Brasil: Desafios e Tendências" (Cultura Acadêmica, 2021), disponível em acesso aberto. A obra analisa como o fenômeno social da internet em saúde está transformando a abordagem e a prática de saúde no Brasil. O curso é gratuito e voltado para pesquisadores da área. Para mais informações, basta acessar o edital.

https://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/471_2022%20ISDT%20Edital.pdf

O livro está disponível no link:

https://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/471_2022%20ISDT%20Edital.pdf

WIDE - Design educacional como prática e diversidade profissional

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13/12/2017 – WIDE - Workshop imersivo de Design Educacional

Tema:  Aprender por projetos.

Será discutida a atuação do profissional designer educacional, a problematização, os desafios e as potencialidades de aprender por projetos.
Evento é GRATUITO com emissão de certificado.
Inscrições: https://phpu.unifesp.br/acad/siex/php/main.php?page=INS&in=&opcao=ABR&acao=2&code=14148
 
Reitoria - Auditório 4º andar.
Rua Sena Madureira, nº 1500 - São Paulo - SP
Horário: 09 h – 19 h.
Vagas limitadas

07/11/2017 – Simpósio Satélite do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Tema: Práticas efetivas para uma política integrada.

O evento ocorre presencialmente em Fortaleza, mas será transmitido ao vivo no Simpósio Satélite organizado pelo núcleo UAB Unifesp, em parceria com o Núcleo de Psiquiatria da Infância e adolescência (UPIA), do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, por meio do II Simpósio Internacional sobre desafios na promoção do desenvolvimento na primeira infância. O Simpósio é voltado para profissionais que atuam na área da Primeira Infância e lideranças do setor público a fim de debater como as estratégias políticas podem contribuir para a promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância. O Simpósio é uma iniciativa do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).

O Evento é GRATUITO e terá emissão de certificado.

Mais informações: http://simposio.ncpi.org.br/

Moderadores locais:
•    Prof. Dr. Luciano Gamez - UAB Unifesp.
•    Profª Dra Maria Conceição do Rosário - Psiquiatria Unifesp.
•    Profª Dra Rosa Resegue - Pediatria Unifesp.

Inscrições: http://www.unifesp.br/reitoria/proex/acoes/cursos-de-extensao-e-eventos/cursos-e-eventos
Obs. Clicar no link de inscrições, procurar e clicar sobre o seguinte nome II Simpósio Internacional sobre desafios na promoção do desenvolvimento na primeira infância. O código do evento é Proec 13995.
 
Laboratório de Informática Prof. Dr. Daniel Sigulen.
Rua Botucatu 862 - Edifício Leal Prado.
Horário: 09 h – 18 h.
Vagas limitadas

16/09/2017 – ZL Vórtice - Seminário com Nelson Brissac

Palestrante convidado: Prof. Dr. Nelson Brissac Peixoto

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. 

Inscrições (encerradas): 

Rua Botucatu 862
Horário: 10hs – 12 h
Vagas limitadas

Tema: ZL Vórtice

Proporcionar espaço para reflexão sobre o laboratório de Intervenções Urbanas da Zona Leste de São Paulo, com objetivo de desenvolver habilidades de comunicação em Design Educacional para o desenvolvimento de projetos de intervenção social que analisem e relacionem aspectos da Educação a Distância aplicados à prática profissional do Designer Educacional.

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APOIO 

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PROJETOS INSTITUCIONAIS 

 

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Unifesp debate os desafios na promoção do desenvolvimento na primeira infância

Palestrantes nacionais e internacionais apresentaram suas experiências e resultados de trabalhos de apoio a crianças e seus familiares
 

Por Mariane Santos


Na última terça-feira (22/11), a Unifesp sediou o I Simpósio Internacional: Desafios na promoção do desenvolvimento na primeira infância, realizado pela Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA), do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ambas da Unifesp, por meio do Polo EAD Unifesp. As questões da primeira infância foram apresentadas por especialistas nacionais e internacionais, dedicados à pesquisa e estudo do desenvolvimento infantil, que trouxeram suas experiências e resultados de trabalhos que promovem e incentivam políticas públicas e programas de apoio a crianças e seus familiares. 

O encontro iniciou com James Leckman, professor de Psiquiatria infantil, Psiquiatria, Psicologia e Pediatria na Yale School of Medicine (EUA). Pathways to Peace and Violence Prevention: The transformative power of children and families foi o tema que norteou sua apresentação.  Leckman retratou a exposição das crianças à violência como experiência traumática e as consequências até a idade adulta; o desenvolvimento da criança e a capacidade do cérebro (estrutura e função);  intervenções para reduzir as medidas de violência; bem-estar cognitivo, emocional e social; experiências adversas na infância como má-nutrição, negligência, abuso e outras formas de disfunção no lar que podem afetar negativamente a estrutura e a função do cérebro, sistemas hormonal e imunológico e até mesmo o DNA, entre tantos outros pontos. Ele ainda apresentou alguns programas com famílias e sua importância, que são desenvolvidos em todo o mundo que vão desde programas de visitas domiciliares que começam durante a gravidez até trabalhar com grupos de pais de crianças em idade pré-escolar. 

Suna Hanoz, da AÇEV Foundantion and Parent Support Programs da Turquia, apresentou Empowering mothers. The mother child education program - a home–based early childhood and parenting program, para comunidades mais desfavorecidas do país. Suna mostrou a melhora nas relações entre as famílias e como contribuir para políticas de educação infantil e educação de adultos para populações carentes. 

Já Daniel Domingues dos Santos, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), abordou a educação na primeira infância e o desenvolvimento que elas têm em sua vida escolar. Para ele, para aprender plenamente, a criança precisa ter passado por um processo infantil satisfatório e, com isso, há ganhos no estudo, já que se desenvolvem rapidamente em seus primeiros anos. Ele exibiu resultados de estudos que mostram que a interferência da educação da mãe, janelas de oportunidades, argumentos a favor do investimento precoce com perspectivas de retorno no futuro, motivações no aprendizado, impacto significativo da pré-escola no ciclo da criança, desenvolvimento cognitivo das crianças, entre outras perspectivas. 

Ana Estela Haddad, professora do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa (Prefeitura do Município de São Paulo), finalizou o simpósio apresentando o projeto a qual gerencia e seus resultados, como a educação de qualidade para todas as crianças, alimentação escolar, estímulo à cultura, construção de espaços na cidade para aprimorar serviços sociais e iniciativas trabalhadas na cidade para articular formas e fortalecer a vida de muitas crianças e suas famílias. 

O evento contou com a presença de estudantes e profissionais da área da saúde e educação e estava sob a coordenação de Maria Conceição do Rosário, professora do Departamento de Psiquiatria e coordenadora da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA) da Unifesp, e de Luciano Gamez, professor e coordenador de articulações de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp e docente de Psicologia pelo Departamento de Fonoaudiologia da EPM/Unifesp.

Da esquerda para a direita: Daniel Domingues dos Santos, Maria Conceição do Rosário, Luciano Gamez, Ana Estela Haddad, Suna Hanoz e James Leckman
Da esquerda para a direita: Daniel Domingues dos Santos, Maria Conceição do Rosário, Luciano Gamez, Ana Estela Haddad, Suna Hanoz e James Leckman

*Crédito das fotos: Luciano Gamez

Sede Administrativa do Polo 
Endereço: Rua Borges Lagoa 758 – Vila Clementino

Tel: + 55 11 5576-4848 ramal/Voip 1370
E-mail: polo.ead@unifesp.br

Laboratório de Informática UAB Unifesp Daniel Sigulem

Endereço: Rua Botucatu 862 - Edifício Leal Prado.
 

Laboratório de Informática do Polo de Extensão
e Cultura da Zona Leste

EndereçoAvenida Jacu Pêssego 2630 - Itaquera