Polo interno de capacitação e apoio à EAD

 

 

Notícias

Projetos apoiam professores do ensino fundamental e técnico

Discentes do TEDE produzem artefatos para facilitar as aulas

Alunos do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) apresentaram trabalhos que integram todas as subdisciplinas do semestre. Os projetos de design da UC3 são voltados para contextos acadêmicos e foram avaliados pelos professores no sábado (16/07).

Cinco grupos desenvolveram soluções para professores do ensino fundamental e técnico. Os integrantes receberam sugestões para a finalização dos trabalhos e foram arguidos pelos professores do TEDE.

“O Design Educacional tem o desafio de ajudar o professor a projetar e concretizar ações educacionais incorporando inovações tecnológicas e assim, ir além de propostas conteudistas e expositivas, tornando o currículo algo vivo e relevante”, explica a professora Paula Carolei, que acompanhou o desenvolvimento dos projetos.

Encontro presencial UC# - 17-07-22.jpegDiscentes do TEDE produzem artefatos para facilitar as aulas

Alunos do Curso de Tecnologia em Design Educacional apresentam projetos

Mentoria auxilia o desenvolvimento do TCC e promove integração entre os discentes

Professores e alunos do último semestre do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) retomaram os encontros presenciais de mentoria aos sábados (04/06). O objetivo é propor encaminhamentos aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) que serão defendidos em julho.

Cada aluno apresentou o projeto e tirou dúvidas com os professores. Os docentes contribuíram com sugestões e ideias para a melhoria do TCC e questionaram sobre a metodologia e o artefato que está sendo desenvolvido.

De acordo com a coordenadora do TEDE, Gisele Garbe, a mentoria presencial é um momento importante para o compartilhamento de conhecimento e experiências que enriquecem o trabalho final. “Por seu uma atividade de imersão nos projetos de TCC, o encontro possibilita que as recomendações sejam aproveitadas em vários trabalhos”, ressalta a professora.

Além dos oito alunos que apresentaram os projetos, os professores Gisele Garbe, Leandro Yanaze, Luciano Gamez e Denise Ayres participaram da mentoria. Nos dias 22 e 23 de julho, acontecem as bancas de TCCs.
 

mentoria1- 04-06-22.jpegDiscentes recebem orientações de professores para trabalho final

Equipamentos do Laboratório Daniel Sigulem passam por manutenção

As atividades programadas continuam e espaço deve ser otimizado

O Serviço de Tecnologia em Informação iniciou a manutenção dos 28 computadores do Laboratório de Informática Prof. Dr. Daniel Sigulem no dia 17 de maio. O espaço tem sido utilizado para aulas de diversos cursos da Unifesp que necessitam dos equipamentos.

Devido ao longo período da pandemia, os computadores ficaram sem funcionar e precisam de atualização e reparos. A manutenção tem sido realizada em horários vagos para que as aulas continuem normalmente.

De acordo com a coordenadora do Polo de EAD, professora Denise Ayres, a intenção é otimizar a utilização do laboratório com cursos de formação a docentes e técnicos, além de disponibilizar o espaço aos professores que necessitarem.

O local é um espaço financiado, administrado e coordenado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UNIFESP e é destino a promover ações no âmbito da educação a distância na UNIFESP. O professor interessado em utilizar o laboratório deve agendar a data e horário no site: http://agenda.unifesp.br/reitoria/Web/

 

Foto - Técnico do STI iniciou o serviço de manutenção dos equipamentos - 17-05-22.jpgTécnico do STI inicia a manutenção dos equipamentos no laboratório

 

WIDE - Design educacional como prática e diversidade profissional

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Eventos

Curso de atualização discute os impactos da internet na área da saúde

As inscrições são gratuitas e vão até dia 9 de junho

 

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Estão abertas as inscrições para o curso de atualização “Internet e Saúde: Desafios e Tendências”. O curso acontece entre os dias 11 e 15 de julho de forma remota e é organizado pela coordenadora do Polo EAD da Unifesp, professora Denise Ayres; André Pereira Neto da Fiocruz e Matthew Flynn, Universidade de Georgetown.

O curso tem carga horária de 40 horas e vai debater o conteúdo do livro "Internet e Saúde no Brasil: Desafios e Tendências" (Cultura Acadêmica, 2021), disponível em acesso aberto. A obra analisa como o fenômeno social da internet em saúde está transformando a abordagem e a prática de saúde no Brasil. O curso é gratuito e voltado para pesquisadores da área. Para mais informações, basta acessar o edital.

https://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/471_2022%20ISDT%20Edital.pdf

O livro está disponível no link:

https://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/471_2022%20ISDT%20Edital.pdf

WIDE - Design educacional como prática e diversidade profissional

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13/12/2017 – WIDE - Workshop imersivo de Design Educacional

Tema:  Aprender por projetos.

Será discutida a atuação do profissional designer educacional, a problematização, os desafios e as potencialidades de aprender por projetos.
Evento é GRATUITO com emissão de certificado.
Inscrições: https://phpu.unifesp.br/acad/siex/php/main.php?page=INS&in=&opcao=ABR&acao=2&code=14148
 
Reitoria - Auditório 4º andar.
Rua Sena Madureira, nº 1500 - São Paulo - SP
Horário: 09 h – 19 h.
Vagas limitadas

07/11/2017 – Simpósio Satélite do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Tema: Práticas efetivas para uma política integrada.

O evento ocorre presencialmente em Fortaleza, mas será transmitido ao vivo no Simpósio Satélite organizado pelo núcleo UAB Unifesp, em parceria com o Núcleo de Psiquiatria da Infância e adolescência (UPIA), do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, por meio do II Simpósio Internacional sobre desafios na promoção do desenvolvimento na primeira infância. O Simpósio é voltado para profissionais que atuam na área da Primeira Infância e lideranças do setor público a fim de debater como as estratégias políticas podem contribuir para a promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância. O Simpósio é uma iniciativa do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).

O Evento é GRATUITO e terá emissão de certificado.

Mais informações: http://simposio.ncpi.org.br/

Moderadores locais:
•    Prof. Dr. Luciano Gamez - UAB Unifesp.
•    Profª Dra Maria Conceição do Rosário - Psiquiatria Unifesp.
•    Profª Dra Rosa Resegue - Pediatria Unifesp.

Inscrições: http://www.unifesp.br/reitoria/proex/acoes/cursos-de-extensao-e-eventos/cursos-e-eventos
Obs. Clicar no link de inscrições, procurar e clicar sobre o seguinte nome II Simpósio Internacional sobre desafios na promoção do desenvolvimento na primeira infância. O código do evento é Proec 13995.
 
Laboratório de Informática Prof. Dr. Daniel Sigulen.
Rua Botucatu 862 - Edifício Leal Prado.
Horário: 09 h – 18 h.
Vagas limitadas

16/09/2017 – ZL Vórtice - Seminário com Nelson Brissac

Palestrante convidado: Prof. Dr. Nelson Brissac Peixoto

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. 

Inscrições (encerradas): 

Rua Botucatu 862
Horário: 10hs – 12 h
Vagas limitadas

Tema: ZL Vórtice

Proporcionar espaço para reflexão sobre o laboratório de Intervenções Urbanas da Zona Leste de São Paulo, com objetivo de desenvolver habilidades de comunicação em Design Educacional para o desenvolvimento de projetos de intervenção social que analisem e relacionem aspectos da Educação a Distância aplicados à prática profissional do Designer Educacional.

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PROJETOS INSTITUCIONAIS 

 

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Evento foi promovido por educadores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Unifesp

Por: Luciano Gamez

Ensinar crianças da rede municipal a programar de forma lúdica e divertida. Esse foi o foco do primeiro Scratch Day promovido pelo Polo EAD da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no dia 26 de maio.

Com a participação de educadores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional (Tede) da Unifesp, o laboratório multimídia do Polo EAD Unifesp recebeu estudantes da oitava série do ensino fundamental para um dia de aprendizado tecnológico. O evento faz parte da décima edição do Scratch Day, acontecimento global que visa incentivar o desenvolvimento de projetos como um dos principais movimentos de educação aberta do mundo. 

A iniciativa ocorreu no âmbito das atividades de extensão do Tede (Curso Superior de Tecnologia Educacional), por incentivo da Profª Paula Carolei, coordenadora do curso, ao aluno Felipe Gonzalez:  me inspirei no scratch day, que é um movimento global onde a gente faz pequenas computer club house e leva alunos e pessoas interessadas em tecnologias a participar de iniciativas em educação aberta na plataforma scratch. Há um ano atrás eu entrei para a rede Brasileira de aprendizagem criativa, onde a gente trabalha algumas tecnologias em educação aberta aplicadas para a escola pública e com impacto social. Então, como eu sou um dos articuladores da rede, a gente achou interessante trazer essa iniciativa aqui para a universidade e fazer essa ponte com a escola pública e com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Criado em 2007 pelo Lifelong Kindergaten, do MIT Media Lab, sob a liderança do professor Mitchel Resnick, Scratch é uma plataforma de educação aberta voltada à programação simples desenvolvida especialmente para crianças do ensino fundamental. Destina-se à criação e promoção de sequencias animadas para que os jovens aprendam a programar ao passo que desenvolvem jogos, animações e histórias interativas. Aprender programação em Scratch permite aos alunos e professores unirem a tecnologia a outras disciplinas escolares na montagem de projetos específicos, permitindo assim que as crianças interajam de forma criativa e interdisciplinar.

O uso da plataforma Scratch no contexto educacional de jovens tem crescido muito no Brasil, sobretudo por adeptos da Educação aberta e em rede. Essa característica facilitou o seu uso nas aulas de informática pela professora Maria Cláudia da Silva, da EMEF Raul de Leoni, na Zona norte da capital paulista. Para ela: o aprendizado da programação auxilia também nas aulas de matemática. A gente trabalha usando o plano cartesiano para mostrar o scracth. A gente tenta usar isso ao máximo nos projetos para desenvolver, para buscar ideias, criatividade.

Para o aluno Pablo Gustavo Almeida da Silva que participou do evento: é muito interessante aprender a programar o Scratch, pois além das aulas de informática e de matemática, ensina a gente também a mexer com robótica e isso é muito legal.

A característica interdisciplinar proporcionada pelo uso da ferramenta é reforçada pela professora de português Ana Maria Profili que acompanhou as crianças no evento: A utilização do scratch pode ser aplicada na construção de textos, de personagens, e inclusive nas aulas de gramática, pois os alunos aplicam os conhecimentos a uma prática de jogos trazendo os personagens que estão vendo nos textos. É notória a satisfação das crianças daquilo que eles estavam vivenciando na escola, e que hoje eles estão vivenciando em outro ambiente. Tem aluno alí que a gente percebe que tem uma dificuldade muito grande na prática do português, mas aqui ele estava numa facilidade para entender...os olhinhos brilhando. Esse aluno que tem a dificuldade estava ensinando o outro na realização dessa atividade, então deixou de ser abstrato, distante, e passou a ir para o concreto. É muito legal para eles, valeu a pena ter vindo.

Giovana Vieira, aluna da oitava série que também compareceu ao evento afirma que ter participado da oficina foi muito interessante: Aqui eu aprendi a programar jogos. Se eu quiser fazer um jogo do meu jeito eu posso fazer. Fazer um jogo pra mim, pra eu ficar jogando, e que vai ser a minha cara, é muito mais divertido.

Felipe Gonzalez, idealizador do evento e aluno do Tede conta com entusiasmo que promover o Scratch Day na Unifesp o fez sentir-se realizado. É muito bom ver a alegria, o brilho no olhar que elas demonstram toda vez que têm uma interação de tecnologia e elas fazem o ciclo de aprendizagem em cima de uma construção, vendo o resultado, sendo autoras do próprio contexto de aprendizagem. Ver essa alegria nelas, a interação, a colaboração, essa sinergia,  isso pra gente não tem preço. A interação entre os alunos fortalece principalmente as relações sociais. As vezes a tecnologia é aplicada na escola de uma forma errada, que não aproxima as pessoas. Mas a gente vê que em cima de projeto como esse, usando a tecnologia como uma forma de integrar as pessoas, eles conseguem uma boa sinergia para poder fazer esse trabalho. Isso é muito gratificante.

Ao final das oficinas os estudantes receberam o certificado de participação e posaram orgulhosos para as fotos.

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Ocorreu nos dias 28 e 29 de Janeiro, no Polo de Educação a Distância da Unifesp, coordenado pelo núcleo UAB/UNIFESP, o primeiro encontro presencial do curso de Especialização em Educação e Tecnologias promovido pelo Grupo Horizonte da UFSCAR  (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

O curso, que teve seu início em 06/12/2016, é destinado a profissionais, graduados em qualquer área de atuação, interessados na melhor compreensão das particularidades da relação entre a Educação e as Tecnologias, seja na forma presencial ou a distância, possibilitando ao egresso a formação especializada em uma (ou mais) das seguintes habilitações:

  • Gestão da Educação a Distância
  • Docência na Educação a Distância
  • Mídias na Educação
  • Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Projeto e Desenho Pedagógico (Design Instrucional)

 

Trata-se de um programa de formação destinado a promover a construção de conhecimentos envolvidos na incorporação de tecnologias diversas no contexto educacional, considerando a perspectiva da produção e/ou do uso das tecnologias e materiais didáticos, do ensino-aprendizagem, das linguagens midiáticas etc. A proposta busca atender a educadores) e demais profissionais graduados e/ou interessados na temática, seja na educação básica, superior, corporativa ou autônomos.

Clique aqui para saber mais sobre o curso.

 

Palestrantes nacionais e internacionais apresentaram suas experiências e resultados de trabalhos de apoio a crianças e seus familiares
 

Por Mariane Santos


Na última terça-feira (22/11), a Unifesp sediou o I Simpósio Internacional: Desafios na promoção do desenvolvimento na primeira infância, realizado pela Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA), do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ambas da Unifesp, por meio do Polo EAD Unifesp. As questões da primeira infância foram apresentadas por especialistas nacionais e internacionais, dedicados à pesquisa e estudo do desenvolvimento infantil, que trouxeram suas experiências e resultados de trabalhos que promovem e incentivam políticas públicas e programas de apoio a crianças e seus familiares. 

O encontro iniciou com James Leckman, professor de Psiquiatria infantil, Psiquiatria, Psicologia e Pediatria na Yale School of Medicine (EUA). Pathways to Peace and Violence Prevention: The transformative power of children and families foi o tema que norteou sua apresentação.  Leckman retratou a exposição das crianças à violência como experiência traumática e as consequências até a idade adulta; o desenvolvimento da criança e a capacidade do cérebro (estrutura e função);  intervenções para reduzir as medidas de violência; bem-estar cognitivo, emocional e social; experiências adversas na infância como má-nutrição, negligência, abuso e outras formas de disfunção no lar que podem afetar negativamente a estrutura e a função do cérebro, sistemas hormonal e imunológico e até mesmo o DNA, entre tantos outros pontos. Ele ainda apresentou alguns programas com famílias e sua importância, que são desenvolvidos em todo o mundo que vão desde programas de visitas domiciliares que começam durante a gravidez até trabalhar com grupos de pais de crianças em idade pré-escolar. 

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Laboratório de Informática do Polo de Extensão
e Cultura da Zona Leste

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